Club de
Presidente Prudente
Norte
Até mesmo mais importante do que a sustentação física é a formação moral e intelectual de um indivíduo, de um povo, de uma nação. Na história da humanidade império ou país algum se tornou desenvolvido sem antes ter navegado pelas águas do conhecimento. Não há desenvolvimento sem cultura. É a educação, a cultura e o conhecimento que permitem a evolução das pessoas, da humanidade. E a educação, a cultura e o conhecimento passam necessariamente pelos livros.
Trata-se de um programa distrital, com enfoque na área da educação.
O Projeto “Era uma vez” é um programa de incentivo à leitura e à doação de livros para que possa manter e ampliar o projeto. A idéia é disponibilizar inicialmente 6 (seis) pequenas estantes (display), instaladas em empresas parceiras, com cerca 50 (cinqüenta) títulos, cada uma, de diversos autores e gêneros literários. Os livros serão disponibilizados gratuitamente para os leitores, que poderão ficar com o livro por até 30 dias. Haverá controle, mas não cobrança pela devolução dos livros retirados. A devolução do exemplar retirado também será um exercício de cidadania e de consciência de cada um.
Para se tornar uma empresa parceira do Projeto “era uma vez” e receber uma estante de livros, basta ter boa vontade para atender a duas pequenas tarefas:
a) anotar em ficha própria os dados do leitor,o livro retirado e as datas de entrega e devolução
b) receber livros em doação para que seja possível sustentar e ampliar o projeto.
A finalidade do Projeto “Era uma vez” é incentivar a leitura, fomentar a cultura e o conhecimento, além de democratizar o acesso aos livros, levando-os de forma fácil até a população. Como livros se deterioram com o tempo, transporte e com o próprio manuseio, também é objetivo do Projeto “Era uma vez” incentivar a doação de livros, para que se possa sustentar e ampliar o projeto. Também é objetivo do projeto fixar ainda mais a marca Rotary, que estará estampada em cada estante de livros a ser instalada em locais de circulação.
O Projeto “Era uma vez” será auto-sustentável e com enorme potencial para expansão a um custo baixíssimo (aquisição apenas de novas estantes – display). Para manter ativo o Projeto “Era uma vez” será necessário fazer, mensalmente, um rodízio dos livros nos pontos de entrega/coleta, assim como cadastrar novos livros recebidos em doações e/ou aquisições e disponibilizá-los. Os novos livros recebidos em doação/aquisição comporão o acervo do projeto, permitindo a criação de novos pontos de entrega/coleta.
Livros são para serem lidos, não para ficarem parados nas prateleiras, armários. Livros são a fonte de sabedoria que devemos beber diariamente. Com o Projeto “Era uma vez” a pessoa que gosta de ler poderá, sem qualquer custo, retirar esses livros para leitura e ir trocando os livros e fazer uma leitura sem fim. Os parceiros ficarão responsáveis pela entrega e recolhimento desses livros. Os rotarianos ficarão responsáveis pelo rodízio mensal dos livros, manutenção do acervo e cadastramento de novos livros recebidos em doação, visando a expansão do projeto, com a implantação de novos pontos de entrega/coleta de livros. Por sua vez, haverá grande exposição da marca Rotary, estampada nos display a serem instalados.
Enfim, entendemos que o Projeto “Era uma vez” está alinhado à missão rotária.
História
Presidentes
Conselho Diretor
Comissões de Trabalho
Mensagem do Presidente
Associados
Intercambiados
Rotary International
Brazil Office
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios